Tipos de dieta mais comuns. Eles são eficazes?

Dietas ... tão temidas quanto odiadas. Mas, em muitos casos, são a melhor coisa que podemos fazer para nos dar um empurrãozinho e alcançar um estilo de vida mais saudável. E mais no verão, quando além de ser ultra saudável para aproveitar ao máximo todos os planos, queremos ter a melhor aparência possível.

Hoje, queremos apresentar os tipos de dietas mais comumente realizadas. Agora, não comece a fazer nada sem a supervisão de um profissional. Cada corpo é um mundo, o que vai bem para uns, outros podem fazer muito mal.

Como você bem sabe ... nenhuma dieta é eficaz sem exercícios. Portanto, recomendamos isso teino de força (o que também pode fazer confortavelmente em casa) complementando-o com estes exercícios para aumentar a flexibilidade.

Ah! E, claro, qualquer uma dessas dietas deve ser acompanhada por beber muita e muita água. Chás como chá preto ou o chá matcha Eles também vão te ajudar muito a se manter bem hidratado e não reter líquidos.

Dieta de limpeza

A dieta de limpeza, também conhecida como dieta de desintoxicação, é uma das mais populares atualmente. A depuração está pronta! E em que consiste? Muito simples: "desintoxicar" nosso corpo do excesso de gorduras e de alimentos muito pesados.

Isso pode ser feito de várias maneiras, seja através de batidos de limpeza diários complementados com uma dieta muito suave; bem consumindo exclusivamente líquidos por pelo menos um dia da semana; ou fazendo o jejum intermitente.

Claro, se a dieta de limpeza chamar sua atenção, nem pense em fazer isso por conta própria! É preciso saber muito bem como fazê-lo, pois o consumo excessivo de líquidos pode causar desequilíbrios na absorção de vitaminas e nutrientes, com o consequente risco que isso representa para a saúde.

Dietas como abacaxi ou desintoxicação estão muito na moda

As dietas de contar calorias

Outro dos tipos de dietas que mais se praticam (há muitos anos) é a dieta com contagem de calorias. Consiste, como o próprio nome sugere, em contar as calorias de absolutamente todos os alimentos ingeridos. E isso é feito muito, na verdade vocês nos pedem tantas informações sobre as calorias de certos alimentos que dedicamos nossos próprios artigos, como esses de quantas calorias a manga tem, o café, o melão, as cerejas, o tomate...

Existem vários tipos:

Dieta de 1.500 calorias

A dieta de 1.500 calorias é uma dieta hipocalórica, ou seja, uma dieta que restringe a ingestão calórica diária para criar um déficit calórico que força o corpo a queimar mais calorias, reduzindo assim a quantidade de gordura armazenada no corpo.

Esta dieta é hipocalórica mas muito saudável, uma vez que se baseia na nossa dieta mediterrânea tradicional e as calorias reduzidas não são muitas; assim, o peso é perdido de forma eficaz, mas natural, sem os possíveis efeitos de repercussão uma vez que termina, ameaçador.

A seguir, deixamos para vocês uma série de orientações comuns neste tipo de dieta, sempre baseadas na alimentação real.

  • 2 porções de laticínios por dia.
  • Entre 300-450 gramas de vegetais todos os dias, alternando cozidos com crus.
  • 3 porções pequenas (convém guarnecer ao almoço ou jantar) de pão, massa ou arroz, por dia.
  • 150 gramas de peixe branco 2 vezes por semana, 120 gramas de carne branca 2-3 vezes por semana, 100 gramas de carne vermelha uma vez por semana, 7 ovos por semana (não mais que 2 por dia) e cerca de 120 gramas de tofu 2 a 3 vezes por semana. Sim, tofu! Dietas desse tipo não são nada enfadonhas e levam à descoberta de novos alimentos que não são tão comuns em nossa dieta, como o tofu, um dos alimentos de proteína vegetal mais popular, perfeito se for vegan.
  • 2 peças de fruta por dia.

Dieta de 1200 calorias

A dieta de 1200 calorias também é uma dieta hipocalórica, um pouco mais extrema do que a dieta de 1500 calorias, mas igualmente equilibrada. Também é sempre baseado em comida de verdade, eliminando completamente os açúcares e os alimentos processados, os inimigos nº 1 da alimentação saudável.

Dieta de 2.000 calorias

Ao contrário da dieta hipocalórica de baixa caloria, a dieta hipocalórica fornece uma carga de energia maior do que o corpo necessita. Obviamente, isso não é apropriado se você está procurando perder peso ou volume, uma vez que é usado para aumentar a massa muscular.

MUITO IMPORTANTE! Antes de fazer qualquer uma dessas dietas de contagem de calorias, consulte o seu médico ou nutricionista. E é que as calorias necessárias dependem da idade, sexo, altura, quantidade de massa muscular ... Por isso, para uma pessoa de tez forte, manter uma dieta de 1.500 calorias pode ser muito hipocalórico; enquanto para outra pessoa é ainda mais do que você precisa.

Dietas de baixa caloria são as melhores para perda de peso

Dieta do abacaxi

A dieta do abacaxi é uma dieta hipocalórica, que em sua forma mais extrema consiste em comer apenas abacaxi por 3 dias. É diurético e desintoxicante, pois ajuda a perder peso ao eliminar a retenção de líquidos.

Embora pareça uma aberração, o abacaxi é um superalimento, pois é uma fruta com alto percentual de água e com grande aporte de vitaminas, minerais e fibras.

Existem vários tipos de dieta de abacaxi, desde as mais extremas (e perigosas se não supervisionadas por um profissional), em que se ingere apenas abacaxi, até outras muito mais recomendadas e suportáveis, como as que alternam o abacaxi com o consumo de outros alimentos protéicos (carnes) e alto teor de fibras (vegetais).

Existem outras dietas baseadas em frutas, como a dieta da melancia ou a dieta do pêssego.

Dieta rica em proteínas

Como o próprio nome indica, esse tipo de dieta baseia-se no grande consumo de proteínas, priorizando-as antes dos carboidratos ou gorduras. Apesar de sua grande ingestão energética, é considerada uma dieta hipocalórica, amplamente realizada por atletas e pessoas que desejam perder peso.

Você não pode obter proteína apenas de carne ou peixe, mas de muitos outros alimentos, como estes frutas ricas em proteínas.

Dieta rica em fibras

A dieta rica em fibras também é outra das mais populares, pois as fibras proporcionam muitos benefícios à saúde. Baseia-se no consumo, não exclusivo mas em grande quantidade, de alimentos ricos em fibras. Estes são:

  • Legumes e verduras como alface, batata, brócolis, abóbora, acelga, cenoura crua ou espinafre.
  • Legumes como lentilhas, feijão ou grão de bico.
  • Frutas e nozes.
  • Cereais, aveia, pão integral, arroz, quinua, massa de trigo ...

Até agora, nossa revisão das dietas mais populares. Já fez algum deles?