A manga engorda? Calorias e propriedades

Descubra se a manga engorda ou não e quanto

A manga é uma fruta tropical conhecida e mundialmente valorizada, cujo sabor doce cativa o paladar de muitas pessoas e ajuda na saúde. Além disto, é um alimento que apresenta uma grande variedade de benefícios para o organismo é rica em fibras e vitamina.

Porém, mesmo sabendo as suas propriedades, muitas pessoas decidem não a comer por temer que possam engordar e prejudicar  a forma física. Apesar desta crença comum de que a manga engorda, a realidade é que se trata de uma fruta muito benéfica para a saúde, pois é um alimento rico em vitaminas e minerais.

A seguir, na DIVAIN esclarecemos todas as dúvidas que possa ter sobre a manga e as suas propriedades.

A manga engorda?

Se está a perguntar se a manga engorda, aqui trazemos a resposta.

Ao contrário de outras frutas tropicais, a manga é baixa em calorias e carboidratos, sendo considerada uma fruta leve. Portanto, o consumo não é motivo para  ganhar peso.

Porém, ao determinar se a manga engorda ou não, é preciso levar em consideração também o metabolismo de quem a consome. Além disto, outros fatores também devem ser considerados, como a quantidade de pedaços desta fruta ingerida e se a pessoa segue ou não uma rotina diária de exercícios.

Neste sentido, se o que se deseja é incorporar esta deliciosa fruta em dieta para emagrecer, é aconselhável acompanhar o seu consumo com exercícios diários e hábitos saudáveis.

Da mesma forma, embora a manga não engorde, também é verdade que o consumo em excesso pode ser prejudicial. Portanto, se consumir esta fruta tropical sem ter um controle ou cuidado, não só pode ganhar peso, mas também pode ter efeitos negativos na saúde.

propriedades e calorias de uma manga engorda

Calorias de uma manga

A principal razão pela qual as mangas não engordam é devido ao seu conteúdo calórico. Para ter uma ideia, por cada 100 gramas de manga que ingere consome aproximadamente 60 calorias. Este número é bastante baixo em comparação com outros alimentos e frutas.

Além disto, comer manga tem um efeito saciante bastante útil quando se trata de querer perder peso.

Propriedades e contra-indicações da manga

Propriedades da manga 

Caracteriza-se principalmente pelo alto teor de água, o que a torna ideal para comer nos dias quentes de verão e para hidratar a pele. Além disto, é um excelente diurético.

É rica em fibras, o que ajuda a prevenir a constipação e a melhorar os processos digestivos. Tanto que a manga também pode ser usada como laxante.

Ela contém um alto teor de luteína, um composto antioxidante que elimina toxinas e mantém as células do corpo saudáveis.

Fortalece o sistema imunológico.

Ajuda a ter um aspecto jovem, pois é uma fruta ideal para o rejuvenescimento da pele.

O teor de vitaminas A e C torna a manga ideal para a prevenção de doenças relacionadas com o sistema cardiovascular.

Possui alto teor de compostos e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, tais como: carboidratos, gorduras, cálcio, ácido fólico, potássio, vitaminas A, C, K e E, magnésio, fósforo e ferro.

Finalmente, outro benefício da manga é a capacidade de ajudar o nosso corpo a perder peso.

calorias de manga engorda

Contra-indicações 

Embora a manga seja uma fruta deliciosa e altamente benéfica, como outros alimentos,  o seu consumo excessivo pode trazer problemas e reações desfavoráveis ​​ao nosso organismo:

Problemas no aparelho digestivo: por ser um alimento rico em fibras, a ingestão excessiva pode causar cólicas, gases e até diarréia. Além disto, quando o consumo não é controlado, a manga pode ser causa de úlceras estomacais e de doenças como gastrite.

Alergias: existem pessoas alérgicas a essa fruta, cujo consumo pode causar reações desfavoráveis ​​no organismo, como: dermatites, vermelhidão e até descamação da pele.

A manga não engorda, é uma das frutas tropicais mais saborosas que existe e tem poucas calorias. Mesmo assim, não se deve esquecer que o consumo excessivo pode ser prejudicial. A diversidade de benefícios que estes alimentos proporcionam deve ser o principal motivo para incluí-los na sua alimentação diária, mas sempre com moderação. Diante de qualquer efeito negativo que experimente durante o seu consumo, não hesite em consultar o seu médico de família.

¡Esto te interesa!

VER MÁS