Beneficios jejum intermitente e desporto, a melhor forma de perder peso
Já ouviu falar de jejum intermitente? Este modelo nutricional está cada vez mais na moda (embora já seja feito há milênios), pois, se feito corretamente, resultados incríveis são obtidos, tanto por dentro quanto por fora. Portanto, hoje, queremos explicar as chaves de como fazer jejum intermitente e quais são os seus benefícios.
Ah! E que a palavra jejum não te impeça, porque não vai passar fome vai estar sempre cheio de energia (embora se usar algum destes perfumes que atraem energia positiva, ainda mais)
O que é jejum intermitente?
O jejum intermitente é um modelo nutricional que alterna períodos de jejum e períodos de ingestão de alimentos. Os períodos de jejum podem ser adaptados ao estilo de vida de cada pessoa, embora os mais populares sejam o jejum de 12 horas ou o jejum intermitente de 16-8, ou seja, aquele em que não se pode comer nenhum tipo de alimento por 16 horas.
Embora a princípio possa parecer muito tempo, não é uma dieta difícil de seguir, visto que este jejum acontece entre o jantar e o café da manhã ou almoço, então certamente já está a jejuar cerca de 10 horas sem a intenção.
Quais são os benefícios do jejum intermitente combinado com desporto?
Em geral, experiências de jejum intermitente costumam ser muito boas e trazem muitos benefícios para quem o faz. Porquê? Muito simples: porque é assim que ativamos o nosso metabolismo.
E isso é extremamente importante, já que, na maioria dos casos, os problemas de acúmulo de gordura são derivados de um metabolismo lento. É como no desporto, se fizermos a mesma mesa de exercícios continuamente, a princípio notamos os resultados, mas depois ficaremos estagnados.
Portanto, se concentrarmos a nossa ingestão de alimentos num período limitado de tempo, vamos garantir que o nosso metabolismo "não relaxe" e converta as reservas de gordura acumuladas em energia, o que estimula a perda de peso.
Além disso, este modelo nutricional também oferece vários outros benefícios:
- Retarda o envelhecimento do corpo.
- Reduz os indicadores de inflamação.
- Reduz os níveis de colesterol e triglicérides.
- Promove a plasticidade neuronal.
- Limita o crescimento das células cancerosas.
Se já favorecemos com a nossa dieta a aceleração do metabolismo com a consequente queima de gorduras, imagine se também praticamos desporto regularmente. A combinação perfeita para ficar linda! Combine a dieta de jejum intermitente com este treino de força em casa ou com estes exercícios para melhorar a flexibilidade e notará um todo antes e depois na sua figura.
Aqui estão os tipos de jejum intermitente mais valorizados e algumas orientações para praticá-los, mas sim, sempre é recomendável consultar um nutricionista que avaliará o seu caso e lhe dará orientações personalizadas. Cada corpo e estilo de vida são diferentes!
Tipos de jejum intermitente
Além de consultar um nutricionista que pode lhe fornecer uma dieta personalizada para quebrar o jejum, é muito importante que siga rigorosamente os horários de jejum intermitente. E é que se ultrapassarmos o tempo de jejum, pode ocorrer um efeito rebote e esse método é totalmente antiprodutivo.
Jejum intermitente 16-8
O jejum de 16 horas é o mais famoso, pois os seus resultados são muito mais visíveis. Para isso, basta definir um período de 16 horas em que não terá que ingerir nenhum tipo de alimento.
Se o seu estilo de vida é diurno e tem “expediente”, o mais adequado é que estabeleça a primeira ingestão entre 12h00 - 14h00 e faça a última entre 20h00 - 22h00, para que esteja 16 horas sem problemas, pois a maior parte do tempo vai estar a dormir. Como pode ver, a única refeição que não é consumida é o pequeno almoço, embora possa tomar suplementos de jejum intermitentes, como complexos vitamínicos.
Uma das perguntas mais frequentes é se pode tomar café no jejum intermitente, e a resposta é ... sim! Felizmente, pode tomar bebidas não calóricas, como café, chá ou água. Claro, nada de café com leite ou caldo de galinha se quiser fazer o jejum intermitente corretamente.
Jejum de 12 horas
Outro dos mais famosos tipos de jejum é o jejum de 12 horas. Isso é muito mais suportável, por isso é ideal para entrar no mundo do jejum aos poucos.
Neste, recomendamos que jante por volta das 19h ou 20h e tome o pequeno almoço 12 horas após a última refeição.
Melhores aplicativos de jejum intermitente
Mesmo que vá a um nutricionista que oriente a sua dieta, é normal que, se não está acostumado a ter horários rígidos de ingestão, esqueça quando deve comer e fique um pouco descontrolado. Mas não se preocupe, porque existem aplicativos de jejum intermitente para tornar muito mais fácil e para seguir a sua dieta corretamente.
Isto geralmente inclui programas de jejum, sistemas de monitoramento e avisos e gráficos para acompanhar o progresso da perda de peso.
Alguns dos mais populares (disponíveis para iOS e Android) são Zero-Cal Fasting Tracker, Clear - Jejum intermitente para corpo e mente ou Do-Fasting. Além disso, este último é muito completo e ideal para combinar jejum intermitente e desporto, a chave para alcançar um corpo 10!
- Tags: Lifestyle