Flexibilidade é a capacidade e a forma que temos de esticar livremente, sem quebrar ou nos aleijar. Ser flexível tem muitos benefícios, como ajudar a melhorar os exercícios do desporto favorito, além de reduzir a probabilidade de sofrer qualquer tipo de lesão.
Perder a flexibilidade é comum ao longo do tempo, é por isso que aqui está uma lista de exercícios básicos para fazer em casa que ajudarão a melhorar e a aumentar a flexibilidade, recuperar o movimento e dar maior resistência aos músculos.
Com estas 7 dicas, obterá resultados óbvios e deixará de parecer uma máquina enferrujada.
7 exercícios para melhorar a flexibilidade
Fácil de fazer em casa, esses alongamentos aumentam a mobilidade das articulações. Além de ajudá-lo a ganhar flexibilidade, eles também melhoram a saúde das pernas e ombros. Portanto, se deseja obter bons resultados, recomendamos que os pratique de forma recorrente para ganhar mais força e diminuir a dor.
1)Torção nas costas: Os exercícios nas costas são os mais importantes, pois permitem prevenir lesões e dores. Tudo o que precisa fazer é levantar-se, colocar as mãos na cintura e girar o tronco, primeiro para a direita e depois para a esquerda. Para saber se está a fazer o movimento bem, deve sentir os lados a alongarem.
2) Alongamentos dos braços: Uma maneira fácil de alongar este membro, dando mais força ao corpo, é fechar as mãos à sua frente, virá-las e esticar os braços.
Se trabalha na frente do computador, estes exercícios de alongamentos evitam lesões nos músculos e tendões dos pulsos aos braços. Outra opção é colocar o braço atrás da cabeça, segurá-lo com o cotovelo e pressionar para esticar os ombros.
3)Alongamento das pernas: Para alongar os quadriláteros, o peito do pé e o vasto interior, há mais de um exercício que pode fazer. Um dos exercícios mais fáceis e mais recomendados para a saúde é deitar-se de bruços no chão, trazer uma perna na sua direção, pegar no pé com a mão e puxar para alongar o músculo vasto intermédio e o músculo vasto lateral.
4)Alongamento sentado: É importante esticar a perna para evitar lesões nas articulações, especialmente se passar muitas horas por dia sentado. Um exercício muito simples é colocar o calcanhar no chão de forma a levantar e abaixar o pé. Ter a perna esticada melhora a circulação e o movimento ativa os músculos de forma a ganhar mais força.
5)Caminhada no sofá: apesar de serem mais intensas, essas caminhadas trazem benefícios para todo o corpo, pois atuam como alongamentos para diferentes sistemas dinâmicos. Essa atividade física consiste em colocar uma perna para trás e apoiá-la no sofá enquanto a outra é colocada para a frente com um ângulo de 90 graus, como um passo convencional.
6)Lombar: Para esticar a região lombar, recomendamos fazer este exercício. Deite-se no chão, estique uma perna e deixe-a colada no chão enquanto puxa a outra para o peito o máximo que puder. Repita o mesmo processo com cada uma das pernas e voilá, sua região lombar fica esticada e é uma boa forma de aumentar o alongamento.
7)Yoga: Este desporto pode ser um dos melhores para alongar o corpo todo, já que os benefícios não incluem apenas o ganho de flexibilidade, mas também ajudam a tranquilidade e relaxamento. Existem muitas posições e rotinas de alongamentos na yoga para iniciantes, 15 minutos por dia serão suficientes para obter grandes benefícios e melhorar a saúde.
Dicas e recomendações para melhorar a flexibilidade
Existem muitas dicas para melhorar a flexibilidade.Fazer uma dieta correta é muito importante, pois existem nutrientes fundamentais para as articulações, tendões e músculos do corpo.
Os alongamentos antes e depois dos exercícios é igualmente importante, junto com um bom aquecimento, o que reduzirá o risco de lesões e melhora o desempenho atlético.
Além disso, recomendamos a prática de desportos como pilates, ioga ou natação, que permitem alongar todos os músculos e partes do corpo instantaneamente, proporcionando maior flexibilidade, resistência e força.