Óleo de onagra: propriedades, para que é bom e como tomá-lo
Devido aos seus muitos benefícios para a saúde, o óleo de onagra é amplamente utilizado como um remédio natural para tratar vários problemas de pele e cabelo, aliviar a dor, reduzir os sintomas de certas doenças ou mesmo ajudar na perda de peso.
Se quiser saber mais sobre o óleo de onagra, continue lendo este post porque aqui nós lhe contamos tudo sobre seus benefícios, contra-indicações, para que ele é usado e como pode tirar o máximo proveito das suas propriedades. Tome nota!
O que é óleo de onagra
Este óleo vem de uma planta herbácea conhecida cientificamente como Bienal de Oenotera, mas mais conhecida como onagra ou prímula noturna. É nativo da América do Norte, mas no século XVII espalhou-se por outras áreas, como a Europa, principalmente para fins decorativos. Mais tarde foram descobertas as suas numerosas propriedades sanitárias e foi então que começou a ser usado como remédio caseiro para curar feridas, cicatrizes e outros problemas.
A prímula da noite é uma planta medicinal selvagem que cresce frequentemente ao longo das bermas das estradas e estradas. Suas flores são de cor amarela e seu óleo milagroso, tão popular, é extraído das sementes quando prensadas a frio.
Propriedades do óleo de onagra
O óleo de onagra é rico em ácidos gordos, especialmente ácido linoleico e ácido gama-linolénico, que fazem parte do grupo Omega 6. Estes ácidos gordos são essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas como não os sintetizamos, devem ser incluídos na dieta através de alimentos como os frutos secos.
Abaixo, vamos informá-lo com mais detalhes sobre todos os benefícios para a saúde destes ácidos que pode encontrar no óleo de onagra. Recomendamos que dê uma vista de olhos no nosso artigo sobre as propriedades da árvore do chá, pois ela tem benefícios muito semelhantes ao óleo de onagra.
Benefícios do óleo de onagra
- Combate a síndrome pré-menstrual: um dos usos e benefícios mais populares do óleo de onagra é o combate aos sintomas da síndrome pré-menstrual. Se é mulher, pode ajudar a reduzir o inchaço, dores e até mesmo a depressão ou mudanças de humor da TPM.
- Propriedades calmantes e hidratantes: rico em vitaminas E e F, este óleo ajuda a suavizar e hidratar a pele, tornando-a um tratamento natural perfeito para peles secas ou com certos problemas como dermatite atópica ou eczema.
- Previne doenças cardíacas: pode ajudar a regular a pressão vascular, reduzindo as hipóteses de sofrer um ataque cardíaco. Também aumenta o tamanho dos vasos sanguíneos, prevenindo coágulos e, portanto, doenças relacionadas, como trombos. Também reduz os níveis de colesterol ruim.
- Propriedades antioxidantes: é considerado um bom remédio natural para combater os sinais de envelhecimento precoce.
- Propriedades anti-inflamatórias: outro dos seus benefícios mais notáveis é que o óleo de onagra é utilizado para aliviar a dor. Também pode ajudar a proteger o estômago de irritações causadas por algumas doenças gastrointestinais e combater doenças como a artrite reumatóide.
- Ajuda a perder peso: este óleo tem um efeito saciante que pode reduzir o apetite. Também evita a acumulação de gordura e ajuda a eliminá-la mais rapidamente. É por isso que pode incluí-lo na sua dieta, desde que também seja acompanhado por uma boa rotina de exercícios. A propósito! Confira este posto com o melhor treino de força para fazer em casa.
Contra-indicações
Em termos de contra-indicações ou possíveis efeitos secundários sobre a saúde, o óleo de onagra não é recomendado para os seguintes grupos de pessoas:
- Mulheres grávidas ou a amamentar.
- Pessoas epilépticas.
- Pessoas que tomam drogas anticoagulantes ou que têm problemas de coagulação.
- Pessoas com doenças mentais.
Da mesma forma, se vai utilizar este óleo regularmente, aconselhamo-lo a consultar o seu médico.
Para que é usado o óleo de onagra?
Para cabelo
O óleo de onagra é rico em nutrientes como vitaminas e minerais, tornando-o um aliado perfeito no combate ao couro cabeludo seco, queda de cabelo e aparência de caspa. Esta capacidade de fortalecer o cabelo faz dele um ingrediente muito procurado na fabricação de xampus e produtos para o cabelo.
Para a pele
Como mencionado acima, o óleo de onagra tem propriedades que ajudam a suavizar e amaciar a pele, tornando-o um tratamento natural perfeito para problemas dermatológicos. É por isso que este óleo é amplamente utilizado em cosméticos e beleza para a fabricação de cremes e outros produtos que combatem acne, dermatites, manchas, vermelhidão e outros problemas de pele.
Também pode aplicar este óleo directamente na pele do seu rosto ou corpo. Para isso, espalhar várias gotas sobre a pele e massajar a área até ser completamente absorvida.
Como tomar?
Se quiser tomar o óleo oralmente, pode fazê-lo em cápsulas que pode encontrar facilmente em ervanárias, lojas de cosméticos ou farmácias.
Também pode preparar uma infusão com os ramos e folhas desta planta. Embora não seja o petróleo, também pode se beneficiar de algumas de suas propriedades. Para isso, corte as folhas e caules (de preferência secos) e junte-os a um pote de água a ferver. Deixe a infusão aumentar por um tempo e terá a sua infusão pronta, que servirá como remédio caseiro para tratar sintomas de constipação ou outros problemas gastrointestinais.- Tags: Lifestyle