Os 10 odores primários percebidos pelo sentido de olfacto humano

Descubra quais são os odores primários percebidos pelo sentido de olfacto humano.

O olfacto humano é capaz de detectar uma vasta gama de odores diferentes, desde os mais suaves e reconfortantes até aos mais intensos e desagradáveis. Neste post, falamos-vos das 10 categorias principais em que os aromas estão divididos. Qualquer cheiro no mundo pode ser classificado num deles. Descubra-os!

E, a propósito! Não perca o nosso artigo sobre memória olfativa e o poder do perfume para trazer de volta momentos que pensava ter esquecido.

O que são odores primários e como são percebidos?

Os seres humanos têm um olfacto altamente desenvolvido que lhes permite identificar facilmente uma vasta gama de aromas. 

Existem milhares de cheiros diferentes, por isso classificá-los é um desafio. Após extensa investigação, a ciência agrupou-as em 10 categorias diferentes, mais conhecidas como odores primários.

Qualquer cheiro no mundo que perceba pode ser classificado num destes 10 cheiros primários. Dos mais leves e suaves aos mais profundos e intensos. Isto tornará muito mais fácil a sua identificação.

Os odores primários percebidos pelo sentido do olfacto

Há milhares de cheiros em todo o mundo que podem ser percebidos pelo sentido de olfacto humano. No entanto, segundo um estudo científico publicado na revista especializada PLOS One, estes são os 10 odores ou categorias primárias nas quais podemos classificar todos os aromas que podemos perceber:

Frutado

O nariz humano pode perceber todos os tipos de odores frutados. Estes são os aromas naturais evocados pelos frutos, excepto os citrinos, tais como limão, lima e laranja. A facilidade com que o olfacto humano é capaz de detectar estes odores significa que eles são considerados um odor primário. Se quiser descobrir mais sobre este cheiro, que melhor maneira de o fazer do que desfrutar dos melhores perfumes frutados lá fora, não os perca!

Citrus

O aroma a laranja, limão, tangerina... Aromas frescos que são muito agradáveis ao nariz humano e que o deixarão com uma sensação de bem-estar no seu corpo. É por isso que muitos perfumes e produtos de limpeza se destacam por incluírem notas cítricas como o limão entre os seus ingredientes.

Classificação dos odores no mundo

Floral

Outro cheiro primário é floral, como o cheiro das rosas. Estes aromas são muito agradáveis para nós, e é por isso que há muito que são usados para fazer perfumes.

Hoje em dia é possível encontrar uma vasta gama de perfumes florais, mas para que seja fácil para si encontrar o seu favorito sem perder tempo, recomendamos-lhe que dê uma vista de olhos ao nosso artigo sobre os melhores perfumes florais. Eles estão cheios de elegância!

Mentolado ou refrescante

A hortelã-pimenta é um daqueles cheiros que é inconfundível e extremamente refrescante. Pode ser utilizado como especiaria em muitas receitas, mas também em produtos de higiene oral. A hortelã-pimenta não é o único aroma refrescante que se pode encontrar, uma vez que outros como o eucalipto também se enquadram nesta categoria.

Doce

É normalmente considerado um aroma rico, quente, cremoso e leve. Este tipo de aroma é frequentemente encontrado no chocolate, baunilha ou caramelo. É um dos cheiros mais agradáveis e leva-nos muitas vezes de volta à nossa infância. Veja estes perfumes perfumados de algodão doce - avisamo-lo, são muito viciantes!

Fumado ou queimado

Este cheiro é muitas vezes como o cheiro do fumo produzido quando a madeira arde. É intenso, difícil de eliminar e está muitas vezes relacionado com o cheiro das pipocas acabadas de pipocar. Provavelmente sabe exactamente do que estamos a falar, pois trata-se de um cheiro muito particular.

Exemplos de cheiros básicos que podemos perceber

Madeira ou resinoso

É um cheiro lenhoso ou lenhoso como o das folhas, resinas, arbustos ou cascas de árvores. Muitos dizem que é um dos cheiros mais agradáveis, talvez por causa da sua ligação à natureza. Para que saiba do que estamos a falar, veja este artigo com os perfumes amadeirados mais desejáveis e deixe-se cativar.

Químicos

Estes são odores sintéticos, e o nariz pode facilmente reconhecê-los. Exemplos são álcool, amoníaco, lixívia, gasolina ou tinta. Estes cheiros são muito intensos e são geralmente percebidos pelo nosso cérebro como um sinal de aviso.

Rancid ou acrid

Outro odor básico percebido pelo olfacto humano é rançoso ou pungente. Este cheiro é normalmente um pouco pungente e duro para o olfacto. Esta categoria inclui, por exemplo, o cheiro a alho, fósforo ou ácido sulfúrico.

Podre

Estes tipos de odores são altamente repulsivos para a pessoa quando detectados pelo nariz em altas concentrações. São desagradáveis e pungentes. Exemplos são carne em decomposição, esgotos ou outros alimentos em decomposição.

O que é uma família olfactiva no mundo do perfume?

Cada um dos perfumes, colónias ou fragrâncias pode ser classificado dentro de uma família olfactiva. Isto poderia ser definido como um conjunto de aromas ou notas olfactivas que se destacam do resto. 

Há vários métodos que podem ajudá-lo a classificar o seu perfume favorito dentro de uma família olfactiva. Uma das mais utilizadas é a roda de fragrâncias, proposta por Michael Edwards, que classifica os aromas em 4 grandes famílias olfativas (floral, fresca, lenhosa e oriental), cada uma dividida em outras subcategorias. Desta forma é possível determinar correctamente a família olfativa a que pertence qualquer perfume. 

Se quiser saber mais sobre os termos mais utilizados em perfumaria, não perca o nosso dicionário DIVAIN.

¡Esto te interesa!

VER MÁS