O que é memória olfativa?

A memória olfativa nos transporta ao primeiro momento em que sentimos o cheiro de algo

Quando o aroma de um bolo acabado de fazer te lembra as festas de aniversário da tua infância, o cheiro de uma sopa caseira te lembra a tua avó, ou um certo perfume te transporta para um determinado momento de emoções e de lembranças, não é por acaso! É por causa da sua memória olfativa.

A memória olfativa é totalmente pessoal, única e intransferível e faz reviver momentos em poucos segundos. Vamos contar um pouco mais sobre esta maravilha.

Como funciona a memória olfativa

Embora no nosso dia a dia não a levamos muito em consideração e priorizamos outros sentidos como a visão ou a audição, a nossa vida não seria a mesma sem o poderoso olfato. E está diretamente ligado à memória, por isso tem uma grande ligação com as emoções e com o nosso estado de espírito.

Provavelmente está a perguntar como o cheiro e a memória estão conectados. Bem, através de um processo cerebral tão complexo quanto interessante.

Nas narinas existem receptores olfativos, conhecidos como epitélios olfativos, que são responsáveis ​​por captar os estímulos olfativos e enviar um sinal ao bulbo olfativo; por sua vez, encarregado de processar estes estímulos e conectá-los com diferentes partes do cérebro, especialmente o sistema límbico.

O sistema límbico

O sistema límbico é uma parte do cérebro que processa informações emocionais e ajuda a consolidar memórias, uma vez que possui estruturas especificamente dedicadas a ele. Dentre elas destacamos:

  • A amígdala, por ser o órgão responsável por associar o aroma às emoções.
  • E o hipocampo, que relaciona os aromas às memórias.

Esta magnífica combinação cria as ligações pertinentes para que a memória olfativa funcione, e assim, ao percebermos um determinado cheiro, vamos para o local ou momento em que o cheiramos pela primeira vez

Como pode ver, o ser humano é uma máquina extraordinária, pois embora não tenhamos um olfato tão desenvolvido como o de muitos animais, temos a capacidade de relacionar estes estímulos olfativos à nossa memória, evocando assim memórias vívidas.

Os cheiros são a marca registrada de pessoas e lugares

Cheiro e memória

A memória olfativa determina a percepção que temos das pessoas e dos lugares, pois são os efeitos emocionais que os cheiros nos transmitem que determinam a nossa reação.

As pessoas começam a incorporar recordações à memória olfativa muito, muito cedo, tanto que começamos a fazê-lo quando estamos no ventre da nossa mãe! Isso faz com que os bebés reconheçam o cheiro da mãe desde o primeiro momento.

Com o passar dos anos, refinamos a nossa memória olfativa, e ela acaba adquirindo tanto poder que pode ser responsável por mudar completamente o nosso humor. Nos últimos anos, o grande poder do olfato foi mais do que demonstrado, e é por isso que técnicas como a aromaterapia surgiram para mergulhar nesse mundo excitante.

Mas a memória olfativa não serve apenas para evocar lembranças agradáveis, mas é tremendamente útil para nos alarmar diante de um cheiro que desvenda uma situação perigosa, como o cheiro de queimado ou o cheiro de putrefação.

O cerne da questão é que a memória olfativa pertence inteiramente ao subconsciente, por isso lamentamos comunicar-lhe que, por mais que tentemos, não podemos eliminar a ligação de certos cheiros a momentos ou pessoas. Que chatice, porque já sabemos que não gosta de ter que lembrar do seu ex toda vez que cheirar o perfume dele ...

Perfumes e memória olfativa

Por falar em perfumes, estes têm um grande poder de evocação, pois são cheiros tremendamente marcantes para o nosso cheiro e acabam por ser os que mais identificamos e relacionamos. Por isso, quando uma pessoa se empenha em aplicar um determinado perfume, ela é identificada por aqueles ao seu redor por aquele aroma. Mesmo que aquele perfume seja usado por outra pessoa, para a nossa memória olfativa, aquela fragrância específica pertence a ela e nos levará a lembrá-la como o seu próprio aroma.

Como podem ver, graças à memória olfativa, os perfumes passam a ser a nossa marca, o que nos caracteriza, por isso não devemos escolher um levianamente.

Como? Ainda não tem um perfume que o identifique? Bem, não espere mais e veja as mais de 550 fragrâncias que compõem o nosso catálogo! Gosta mais de perfumes frutados, ou perfumes com notas de canela ou aqueles que cheiram a cereja; com certeza em DIVAIN temos um que se vai  apaixonar e deixar a sua marca de identidade. E se não for do seu agrado sempre o  pode devolver!

¡Esto te interesa!

VER MÁS