Alisamento japonês: o que é, benefícios e dicas
Se as permanentes encaracolados foram a sensação dos anos 90, nas últimas décadas as permanentes rectos como o alisamento japonês tornaram-se cada vez mais populares.
Afinal, este tipo de tratamento é uma das opções mais práticas quando se trata de usar o seu cabelo liso e bem cuidado: pode deixá-lo secar ao ar sem frizz e quase não precisa de cuidados regulares. Com apenas uma aplicação, terá um resultado bastante decente durante meses a fio.
Se ainda não tiver a certeza, neste post dir-lhe-emos tudo o que deve saber sobre o alisamento japonês: em que consiste, quanto tempo dura, benefícios e muito mais!
Em que consiste o alisamento japonês?
O alisamento japonês é um tratamento capilar permanente que permite à pessoa que o recebe manter o cabelo liso (independentemente do estado natural do seu cabelo) durante meses sem a necessidade de alisamento diário dos ferros ou qualquer outro tipo de agente de alisamento.
Yuko Yamashita é a estilista japonesa por detrás deste famoso tratamento de alisamento permanente lançado em 1996. Yuko ouvia constantemente queixas dos seus clientes no seu salão, insistindo que o cabelo indisciplinado era difícil de gerir de manhã e demorava muito tempo a cuidar. Além disso, em dias quentes ou húmidos, os resultados eram imprevisíveis.
A técnica consiste em aplicar um produto e alisamento iónico em várias fases, de modo a que as propriedades do produto adiram ao cabelo. O resultado é cabelo liso, sedoso e macio durante vários meses, dependendo do tipo de cabelo da pessoa que recebe o tratamento.
Dê uma vista de olhos a este post onde lhe informamos sobre os diferentes tipos de cabelo e os melhores tratamentos para cada um deles.
Quanto tempo dura o alisamento japonês? Dicas sobre como mantê-lo
A duração média do alisamento japonês pode variar de 4 a 9 meses. Esta vasta gama responde às diferenças de cabelo que existem nos diferentes tipos de cabelo feminino. Assim, o cabelo excessivamente encaracolado terá mais dificuldade em prolongar os efeitos do tratamento.
Para além do nosso tipo de cabelo, os cuidados e a manutenção terão também uma grande influência no tempo de duração dos efeitos. Aqui estão algumas dicas para o ajudar a tirar o máximo partido do seu alisamento japonês:
- Evite usar um secador de cabelo. Tentar secar o mais possível com uma toalha ao ar livre.
- Após o tratamento, tente não molhar o cabelo durante pelo menos três dias.
- Utilizar champô e condicionador especificamente para alisamento japonês.
- Não usar acessórios de cabelo durante as primeiras 72 horas após o alisamento: elásticos, ganchos de cabelo, faixas de cabeça... Podem deformar a forma do cabelo.
Desvantagens
Como qualquer tratamento capilar profissional, o alisamento capilar japonês também tem algumas desvantagens e contra-indicações que deve ter em conta:
- Não tem uma duração exacta: embora o seu cabeleireiro possa dar-lhe uma duração aproximada em função do seu tipo de cabelo, ele ou ela não pode garantir exactamente a sua eficácia.
- Terá de reforçar: como o cabelo continua a crescer, é provável que, se quiser preservar os efeitos do tratamento, terá de reforçar as raízes (a parte não anteriormente exposta ao tratamento) periodicamente.
- Limite o seu penteado: Tenha em mente que se tiver alisamento japonês, terá dificuldade em ondular o seu cabelo se alguma vez tiver vontade de mudar o seu aspecto esporadicamente.
- Pode haver efeitos secundários: embora não seja muito comum, este tipo de tratamento pode causar reacções atópicas no seu couro cabeludo. O seu estilista fará um pequeno teste para ter a certeza de que não é este o caso.
- Não é recomendado para cabelos danificados: neste tipo de casos, a aplicação do tratamento pode danificar ainda mais o cabelo. Lembre-se que pode melhorar a saúde do seu cabelo com estes óleos capilares ou vitaminas que recomendamos.
Diferença entre o alisamento japonês e a queratina
A principal diferença entre o alisamento japonês e o alisamento com queratina é o produto de base que é aplicado ao cabelo e o objectivo a ser alcançado.
Enquanto o principal objectivo do tratamento de alisamento japonês é conseguir um cabelo permanentemente liso, no caso do tratamento de alisamento com queratina, está mais concentrado em nutrir e hidratar o cabelo, embora o cabelo não seja tão extremamente liso como no primeiro caso.
Dependendo das suas necessidades, recomendamos-lhe que consulte o seu profissional de confiança para ver que tipo de tratamento prefere.
Passos para o alisamento japonês
Estes são os passos básicos a tomar para uma alisamento japonês eficaz e bem sucedido:
- Análise preliminar do cabelo: recomendamos-lhe sempre que consulte um profissional. Ela ou ele dir-lhe-ão se o seu tipo de cabelo é adequado para tratamento.
- Teste preliminar: antes de aplicar o produto em todo o cabelo, deve verificar se não é prejudicial para a sua superfície capilar. A melhor coisa a fazer é fazer um pequeno teste num cordão e ver o que acontece.
- Aplicação do produto: depois de se certificar de que o produto não é nocivo para si, o passo seguinte é aplicá-lo em todo o cabelo e esperar 10-40 minutos (dependendo do tipo de cabelo e danos) para que seja bem absorvido.
- Lavar o cabelo: após o tempo de espera, é tempo de remover os resíduos do produto e passar à etapa seguinte.
- Engomar: quando o cabelo estiver 100% seco, é altura de o engomar completamente.
- Aplicação de neutralizador: Cada tipo de tratamento tem um neutralizador que deve ser aplicado após a língua principal do produto.
Preço de alisamento japonês
O preço do alisamento japonês pode variar muito, dependendo se escolhe fazê-lo você mesmo em casa ou se o faz por um profissional.
Se é a primeira vez que se submete a este tipo de tratamento, a nossa recomendação é que experimente primeiro um salão ou cabeleireiro especializado para evitar possíveis reacções alérgicas e eles recomendarão os produtos mais adequados às suas necessidades.
O preço do alisamento profissional do cabelo japonês pode variar de 300 a 800 euros. Se comprarmos os produtos e decidirmos fazê-lo nós próprios em casa, o custo pode ser de cerca de 100 euros.
- Tags: Beleza