Tipos de cabelo e melhores tratamentos para cada um

Conheça os diferentes tipos de cabelo que existem e os melhores tratamentos

O cuidado do cabelo é fundamental para uma cabeleira saudável, brilhante e macia. Seguir hábitos saudáveis ​​e escolher produtos de boa qualidade adaptados ao seu tipo de cabelo e voltados para o tratamento de problemas específicos como queda de cabelo, caspa, couro cabeludo ressecado ou excesso de oleosidade, são fundamentais para cuidar bem dele.

Não sabe que cabelo tem, nem como cuidar dele? Não se preocupe, porque aqui nós dizemos quais os tipos de cabelo que existem e os tratamentos mais eficazes para cada um. Continue a ler!

Cabelo liso 

Ao contrário dos cabelos ondulados ou encaracolados, os cabelos lisos caracterizam-se por serem lisos, brilhantes, fáceis de pentear e ter pouco volume. Uma das suas maiores vantagens é que não necessita do calor dos ferros para pentear e não tem tendençia a frizar com facilidade. No entanto, ele tende a ficar oleoso muito mais rápido do que outros tipos de cabelo.

Para tratar os cabelos lisos, basta adquirir produtos adequados que proporcionem suavidade, brilho, hidratação e ajudem a prevenir as pontas espigadasa. Também pode aplicar uma máscara hidratante uma vez por semana ou óleo apenas nas pontas.

Cabelo encaracolado 

Se há um cabelo que se caracteriza por ser volumoso e abundante, este é o encaracolado. O estilista André Walker conseguiu classificar os cabelos encaracolados como dos mais atraentes e versáteis, desde que cuidados corretamente.

Se tem caracóis muito fortes, deve tentar nutri-los e hidratá-los constantemente para mantê-los fortes e brilhantes. Para fazer isto, procure champôs e amaciadores para o seu tipo de cabelo, que contém vitamina C e óleos naturais. Também pode usar um creme que ajuda a definir os caracóis e dar elasticidade após a lavagem.

Tipos de cabelo e tratamentos para cuidar de cada um deles

Cabelo ondulado 

O cabelo ondulado é caracterizado por ter uma raiz lisa e ondas pouco definidas e com pouco volume. Às vezes, a região superior pode ficar crespa, por isto é aconselhável usar champôs que, além de hidratar a fibra capilar, eliminam o frizado e deixam os cabelos macios e sedosos.

Por outro lado, opte por produtos que ajudem a modelar as ondas e use um soro ou óleo nas pontas dos cabelos para que fiquem hidratados. Se o seu cabelo estiver rebelde, pode aplicar um creme modelador ou uma espuma fixadora.

Cabelo normal

É um dos tipos de cabelo mais desejados, pois não requer tantos cuidados. É um cabelo natural que não necessita de tratamentos intensivos porque é forte, elástico, brilhante e tem movimento.

Se tem cabelo normal, a melhor maneira de cuidar é usar um champô e um amaciador hidratante para mantê-lo saudável. Além disto, evite lavá-lo com muita frequência.

Tipos de cabelo e dicas para cuidar deles corretamente

Cabelo seco

A falta de óleo no couro cabeludo é a principal característica dos cabelos secos. É um tipo de cabelo difícil de manter porque requer muita hidratação e tende a frisar facilmente quando há muita umidade no ambiente.

A melhor forma de tratá-lo é com produtos hidratantes à base de óleo de abacate e amêndoa, aplicando uma máscara nutritiva uma vez por semana e massageando ocasionalmente o couro cabeludo para aumentar a produção de gordura.

Recomendamos que evite: o uso constante de tintas ou produtos químicos que possam romper a cutícula dos cabelos, penteando-os quando estão úmidos e o uso excessivo do secador ou da prancha.

Cabelo oleoso

Ao contrário do cabelo seco, o cabelo oleoso é caracterizado por ter glândulas sebáceas que produzem excesso de gordura. IsTo faz com que ele fique sujo mais rapidamente do que outros tipos de cabelo e precisa ser lavado com mais frequência.

Por ser um tipo de cabelo difícil de manter, a melhor forma de cuidar é neutralizar a secreção sebácea da seguinte forma: compre produtos específicos para cabelos oleosos, como champôs, amaciadores, máscaras e loções para os cabelos. Evite máscaras hidratantes à base de óleo e opte por produtos que não sejam cremosos ou que contenham silicone.

¡Esto te interesa!

VER MÁS