Alisamento Keratina: Vantagens e desvantagens do tratamento
Quer despedir-se do cabelo ondulado e encaracolado? Se a resposta for sim, então deve saber tudo sobre o tratamento de alisamento com keratina.
A aplicação de keratina nos cabelos consiste num tratamento de alisamento permanente muito popular,uma forma capaz de nutrir o couro cabeludo, melhorar a fibra capilar e trazer brilho aos cabelos secos e danificados das mulheres.
O procedimento tem ciência, por isso é importante que conheça as vantagens e desvantagens, assim como a duração do tratamento e outros detalhes de interesse como cuidados e forma de alisar o cabelo. Vamos começar!
O que é keratina?
A keratina é uma proteína natural produzida pelo organismo, responsável por proporcionar elasticidade, resistência e brilho aos cabelos e unhas. A sua origem é natural, sendo o cabelo a principal fonte de proteína, embora também possa ser encontrada na pele dos humanos e em algumas partes dos animais, como garras ou penas. A keratina é usada para fortalecer os cabelos e mante-los brilhantes por muito tempo.
Alisamento de keratina
Para obter cabelos brilhantes e maleáveis, um dos melhores tratamentos de beleza para as mulheres é o alisamento permanente com keratina. A seguir, vamos dizer exatamente em que consiste, suas vantagens e desvantagens.
Em que consiste?
O tratamento de alisamento com keratina é um procedimento cosmético feminino realizado com o objetivo de nutrir as fibras capilares, conferindo aos cabelos um aspecto liso, brilhante e resistente, principalmente os que estão danificados ou de difícil manejo, como ondulados ou crespos. O corpo já gera keratina naturalmente, mas graças a este tratamento pode melhorar o processo e acelerar a revitalização do cabelo.
O efeito da keratina nos cabelos não é 100% permanente, pois a duração do tratamento pode variar de acordo com os cuidados que tiver. Geralmente este tratamento dura entre 4 e 5 meses.
Os cuidados básicos a ter em conta para prolongar os resultados destes tratamentos de alisamento são:
Use os melhores produtos sem sulfato.
Não molhe o cabelo em água salgada ou piscina que contenha cloro.
Não pinte o cabelo a seguir ao alisamento com keratina.
Não exponha o cabelo ao sol nos primeiros dez dias após a aplicação da keratina.
Vantagens do alisamento de keratina
O tratamento de alisamento com keratina é uma bênção para qualquer mulher com cabelos crespos e ondulados. Aqui, deixamos os benefícios do tratamento:
Elimina o frizz dos cabelos, conferindo-lhes uma textura mais macia e leve.
Proporciona brilho da raiz às pontas, conferindo um aspecto vital e brilhante.
Nutre os cabelos, aumentando o brilho natural e realçando melhor a cor.
Fortalece a fibra capilar, tornando-a resistente.
É ideal para transformar cabelos ondulados em cabelos lisos, graças à sua propriedade de alisamento da fibra capilar.
Repara cabelos danificados pela exposição ao sol ou uso constante do calor.
Deixa o cabelo liso por vários meses.
Graças às propriedades nutritivas, ao combinar a keratina com o ácido hialurônico, ao alisar os cabelos ficam mais saudáveis, hidratados e com brilho.
Desvantagens do tratamento
Independentemente do tipo de tratamento de keratina que queira fazer, seja em um salão de cabeleireira, em um salão de beleza ou em casa, é preciso conhecer o lado negativo do procedimento pois tem quimicos. Aqui deixamos as desvantagens de fazer um alisamento de cabelo com keratina:
Os alisamentos de keratina contém formol, uma substância usada em muitos produtos que acaba sendo tóxica e agressiva para o couro cabeludo e para a fibra capilar. Em alguns países, a venda e compra de produtos que contenham uma alta dose de formol entre os seus componentes foram proibidas. O uso prolongado de alisamentos de keratina pode causar alergias, irritação ou descamação do couro cabeludo.
Só pode ser usado em cabelos grossos, pois o tratamento de alisamento é agressivo e pode quebrá-lo ou deixar as pontas duplas.
O tratamento é caro e se fizer num centro de beleza ainda é mais. Além disso, dependendo do tipo de alisamento de keratina que deseja fazer, o custo pode variar.