16 formas de poupar água em casa
A água é um dos recursos mais preciosos que temos, e portanto também um dos mais utilizados. É importante saber como otimizar este recurso natural para proteger o planeta e garantir um futuro sustentável. Aqui estão algumas dicas de como poupar água em casa no seu dia a dia. Além de reduzir o custo de sua conta de água, estará ajudando a melhorar o planeta porque cada pedacinho conta!
E claro, não se esqueça de ler as nossas dicas e truques para poupar energia em casa.
Dicas para poupar água em casa
Como poupar água na casa de banho
A casa de banho é a área da casa onde a maior parte da água é usada. É, portanto, muito importante que saiba como agir e otimizar todos os recursos à sua disposição para economizar o máximo possível de água. Aqui estão algumas dicas:
- Chuveiro em vez de banho: substitua o banho por duche e pode poupar mais de 50% de água. Para dar uma ideia, um banho usa aproximadamente 200 litros de água, enquanto um duche usa menos de 50 litros. Da mesma forma, mantenha a torneira fechada quando estiver a ensaboar ou a lavar o cabelo. Tenha em mente que cerca de 12 litros de água são desperdiçados a cada minuto em que a torneira é aberta.
- Feche a torneira: quando estiver escovando os dentes, raspando ou ensaboando as mãos, mantenha a torneira fechada para evitar o desperdício de água. Por exemplo, se escovar os dentes sem fechar a torneira, desperdiçará em média 6 litros de água, mas se a ligar apenas quando necessário, utilizará apenas meio litro.
- Instale um difusor ou redutor de água nas torneiras dos chuveiros e lavatórios para reduzir o caudal.
- Redutores de banheira: se tem crianças pequenas, recomendamos que compre um redutor de banheira para evitar ter que encher a banheira inteira.
- Não use a sanita como um caixote do lixo: não deite beatas, pensos rápidos, toalhetes não descartáveis ou lixo pela sanita abaixo porque, para além de poupar água reduzindo o número de vezes que dá descarga, também evitará que a sanita entupa. Além disso, este tipo de resíduos é prejudicial ao meio ambiente e representa um perigo para o ecossistema.
- Consertar fugas: embora isto também se aplique a outras áreas da casa, como o jardim ou a cozinha, é importante consertar fugas de água nas torneiras, mangueiras, chuveiros... Não o fazer pode custar até 100 litros por dia.
- Truques para poupar água na sua cisterna: instale um botão que permita dois tipos de descarga de acordo com as suas necessidades. Se isso não for possível, pode adicionar um saco de seixos ou areia à sua carga da cisterna. Vai poupar até 50% de água.
Recomendações para poupar água na cozinha
Se quer aprender como usar a água de cozinha de forma mais eficiente, dê uma olhada nestas recomendações:
- Não passar por agua a louça: não é necessário passa a louça antes de a colocar na máquina de lavar louça. Alguns especialistas afirmam que isso pode até ser contraproducente, pois o sabonete precisa de sujidade para ter um melhor desempenho. Além disso, a máquina de lavar louça funciona a temperaturas suficientemente altas para desinfectar tudo correctamente.
- Carregue os aparelhos a 100%: certifique-se de que aparelhos como a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça estão a 100% da sua capacidade de carga antes de os colocar. Para além de poupar água em casa, também irá reduzir o consumo de electricidade.
- Aparelhos eficientes: Sempre que puder e quando estiver a mudar de aparelho, opte por aqueles que são eficientes em termos energéticos ou que têm programas de poupança de água incorporados.
- Feche a torneira: como na casa de banho, mantenha a torneira fechada enquanto está, por exemplo, a limpar ou a ensaboar a loiça. Isto pode poupar uma quantidade considerável de água.
- Lavagem e descongelação de alimentos: em vez de lavar frutas ou legumes sob água corrente da torneira, lave-os numa tigela com água. Da mesma forma, para descongelar os alimentos, não os descongele sob a torneira, mas à temperatura ambiente ou no frigorífico. Por falar em comida, aqui estão algumas dicas para poupar nas compras que vai querer saber.
Como poupar água no seu jardim e piscina
Finalmente, se a sua casa tem um jardim ou uma piscina privada, dê uma olhada nestas medidas de poupança de água.
- Vassoura em vez de mangueira: ao limpar o chão ou ao recolher as folhas secas, evite usar a mangueira e dê sempre prioridade à vassoura.
- Regadores e aspersores: Para regar vasos ou pequenas áreas, regar à mão com regadores e aspersores. Se precisar usar aspersores, programe-os de forma eficiente e de acordo com as instruções do fabricante.
- Água à noite ou de manhã cedo: recomendamos que regue as suas plantas e relvados à noite ou de manhã cedo porque durante as horas centrais, devido às temperaturas, a água evapora muito mais rapidamente.
- Dicas para a sua piscina: para evitar que a água se suje ou evapore durante os períodos em que não está a ser utilizada, cubra a piscina com uma lona para evitar ter de a encher novamente quando o calor começar.
Estas são algumas das recomendações para poupar água em casa que, sem dúvida, irão melhorar o consumo deste recurso natural. Agora cabe a si colocá-los em prática, para o seu futuro e para o meio ambiente!
- Tags: Planet First