10 poses básicas de yoga para principiantes que pode fazer em casa
O yoga é uma actividade física com uma multiplicidade de benefícios para a saúde, tanto físicos como psicológicos.
Embora as aulas com um professor sejam a melhor opção para desenvolver uma boa técnica, se ter aulas presenciais é um desafio demasiado grande, é possível praticar algumas posturas básicas de yoga em casa e começar a usufruir dos benefícios hoje em dia.
Vantagens de fazer yoga
Pode já estar consciente do grande poder do yoga para o seu corpo e mente, mas caso ainda não tenha tido a certeza, aqui estão alguns benefícios interessantes para o convencer:
- É um excelente exercício para ganhar força e construir novos músculos: se não for alguém que gosta de ginástica e conjuntos de força, o yoga pode ser uma alternativa muito boa.
- Aumentará a sua flexibilidade: o yoga é o exercício por excelência para desenvolver uma flexibilidade esmagadora. Praticamente todas as suas posturas visam este fim.
- Vai melhorar o seu equilíbrio: este é sem dúvida um dos benefícios que passa despercebido quando pensamos em yoga. No entanto, posturas de pé e outras posturas semi-flexas são perfeitas para trabalhar no seu equilíbrio.
- Reduzirá o stress e a ansiedade: o yoga é um dos exercícios mais completos, uma vez que funciona não só a nível físico, mas também a nível mental através da respiração e das posturas iniciais e finais de relaxamento.
- A coordenação e auto-percepção corporal são melhoradas: quanto mais complexa é uma postura, mais inteligência e coordenação corporal são necessárias para a sua correcta execução.
Posturas de yoga fáceis para principiantes
Estas são as posturas que lhe recomendamos que faça em casa para começar a praticar yoga:
Postura de meditação: Sukhasana
Sem dúvida a postura de meditação quintessencial: sentado, pernas cruzadas, mãos relaxadas nos joelhos, olhos fechados.
Não só é uma pose perfeita para relaxar e respirar um pouco, como também ajuda a esticar os seus raptores e melhorar a posição das suas costas. Se os seus joelhos estiverem demasiado afastados do chão no início, não se preocupe, vai melhorar com o tempo.
Postura da criança: Balasana
Esta é uma das posições preferidas pelos praticantes de yoga, especialmente depois de fazer uma posição fisicamente exigente, uma vez que nos permite relaxar e libertar a tensão de uma forma muito confortável.
Para realizar a postura, devemos colocar os joelhos sobre o tapete de ioga e sentar-nos sobre os calcanhares. Depois descansamos a nossa testa no chão e podemos deixar os nossos braços esticados para a frente ou para trás. As nádegas devem tocar nos calcanhares enquanto executamos a postura.
Esta é uma posição perfeita para relaxar a parte inferior das costas e libertar a tensão ao longo das costas. Ideal para pessoas que trabalham em cadeiras de escritório e passam muito tempo sentadas.
Pincer Pose sentada: Paschimottanasana
Com esta postura vamos dar um salto em dificuldade, e começar a trabalhar na flexibilidade de uma forma mais exaustiva.
Provavelmente fez esta pose como um alongamento após o exercício. Para o fazer, basta deitar-se no chão com as pernas esticadas.
Depois dobre as ancas para a frente com os braços estendidos e tente chegar o mais longe possível com as mãos. Se não conseguimos alcançar os nossos pés, tentamos agarrar os nossos tornozelos.
Esfinge Pose: Salamba Bhujangasana
Esta é uma posição de yoga muito mais específica. Para ter a certeza de que o está a fazer correctamente, pense na forma de uma esfinge egípcia.
Para o fazer, deve deitar-se de barriga para baixo sobre o tapete. Apoiar os cotovelos num ângulo de 90 graus, com o braço perpendicular ao chão. Depois levante ligeiramente o tronco, como se fosse uma esfinge.
A forma do dorso deve ser ligeiramente curvada para trás. Desta forma, vamos esticar toda a parte frontal do nosso corpo.
Cat Pose: Marjaryasana
Outra das posturas favoritas dos iogues para esticar todo o comprimento das costas. É bastante simples de executar, uma vez que basta ajoelhar-se e dobrar as costas para cima, olhando para baixo em direcção ao umbigo.
Postura de vaca: Bitilasana
Esta é a contraposição à posição anterior. De facto, a pose de vaca gato é uma sequência muito comum nas rotinas de yoga, e é utilizada principalmente para libertar tensão na parte de trás entre as vértebras.
Não há segredo para esta posição: tudo o que tem de fazer é curvar as costas da forma oposta à posição anterior, formando uma forma em U e levantando o olhar o mais possível.
Sun Salutation Pose: Surya Namascarasana
Esta é a postura por excelência para começar com as saudações ao sol no início de uma prática de yoga. A posição inicial é de pé, esticando o tronco com os braços para cima e curvando ligeiramente as costas para trás (sem dor), com o objectivo de esticar o mais possível as costas.
Stance Warrior I: Virabhadrasana I
As asanas guerreiras são muito comuns nas rotinas do yoga. Esta é a primeira que normalmente é trabalhada nesta sequência específica. Um pé deve estar para a frente, o joelho num ângulo de noventa graus e a perna de trás está semi-flexivelada. Os braços devem ser erguidos em direcção ao céu.
Warrior Pose II: Virabhadrasana II
Na pose do segundo guerreiro, mudamos a posição das armas: uma é esticada para a frente, à altura do nosso olhar, e a outra para trás. Desta forma, entraremos numa posição torcida, perfeita para esticar as costas.
Pose de árvore: Vrikshasana
Muitas posturas de yoga são frequentemente inspiradas por elementos da natureza. Este é o caso da pose de árvore, um asana que irá testar o nosso equilíbrio.
Para começar este asana, devemos permanecer de pé. Coloque um dos seus pés no joelho e as suas mãos em oração à frente do seu corpo. Manter a posição o máximo de tempo possível.
Fragrâncias perfeitas para yoga
Tal como existem perfumes para festas, para ir trabalhar ou fazer desporto, também existem os que acompanham a sua rotina de yoga. São cheiros muito relaxantes e suaves que evocam bem-estar e estão intimamente ligados à aromaterapia. Saiba mais sobre aromaterapia e os seus benefícios aqui.
DIVAIN-046 inspirado por L.12.12 Branco por Lacoste
Uma fragrância masculina, jovem e diferente com um coração de ylang-ylang combinado com tuberose que tem propriedades relaxantes perfeitas para eliminar a frustração e o stress. DIVAIN-046, inspirado em L.12.12 White by Lacoste é o complemento perfeito para os seus dias de yoga.
DIVAIN-298, inspirado por Mimosa & Cardamom de Jo Malone
Outra opção ideal para acompanhar os seus exercícios de yoga é o DIVAIN-298, inspirado no Jo Malone's Mimosa & Cardamom. Um aroma floral com toques orientais com um trio de notas cativantes tais como cardamomo, mimosa e fava tonka. Natural, delicado e não invasivo.
DIVAIN-244, inspirado por Philosykos de Diptyque
Entre em contacto com a natureza através do DIVAIN-244, inspirado na fragrância Philosykos da Diptyque inspirada no Mar Mediterrâneo. As notas de figo fundem-se num coração exótico de coco e notas verdes cheias de frescura. Tudo equilibrado com uma base lenhosa que irá relaxar todos os seus sentidos.
Georgeous Sandalwood Home Fragrance
E finalmente, recomendamos a nossa fragrância doméstica Georgeous Sandalwood, que não só encherá a sua casa com uma elegância e sensualidade únicas criadas pelas suas notas de cedro e almíscar branco, mas também criará uma atmosfera cheia de serenidade para combater o stress e desfrutar de uma sessão de yoga inesquecível.- Tags: Lifestyle