Camomila: propriedades e benefícios e para que é utilizada

O que é camomila e para que é usada?

A camomila é uma das plantas medicinais mais consumidas no mundo durante séculos, devido aos seus muitos benefícios para a saúde. Na verdade, em algumas culturas e países é considerado um verdadeiro milagre da natureza. Descubra aqui todas as propriedades da camomila e aprenda a usar estas flores para as aproveitar ao máximo.

O que é a camomila?

A camomila (Chamaemelum nobile) é uma planta herbácea nativa dos Balcãs e do Norte de África. Com os devidos cuidados, pode crescer até mais de 60 cm de altura.

Devido às suas muitas propriedades medicinais, o seu cultivo espalhou-se pelo mundo e tem sido usado como um remédio natural durante séculos. Por exemplo, na Idade Média era usado para tratar problemas digestivos e em alguns países, como o Egipto, para tratar doenças como a malária.

Propriedades da camomila: benefícios e contra-indicações

Propriedades da camomila

Algumas das razões pelas quais a camomila é tão popular são as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas também tem muitos outros benefícios de saúde que você pode não estar ciente. Aqui estão alguns dos mais importantes:

Benefícios da camomila

  • Regula e protege o sistema digestivo: a camomila ajuda a proteger e reparar a membrana gástrica e promove a eliminação de líquidos. Isto torna-o um remédio natural perfeito para tratar problemas como azia, gastrite e vómitos. É também muito útil para prevenir cólicas de estômago e combater a digestão pesada.
  • Propriedades calmantes: a camomila age como relaxante, por isso é tão boa para ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão. O seu efeito sedativo também combate a insónia e ajuda-o a adormecer melhor. Na verdade, é uma planta muito utilizada em técnicas de aromaterapia.
  • Fortalece o sistema imunológico: outro dos grandes benefícios da camomila é a sua capacidade de prevenir infecções graças ao seu alto conteúdo de compostos fenólicos.
  • Alivia a dor nas articulações
  • Controla o índice glicémico: esta planta ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue do organismo, razão pela qual é uma boa aliada no tratamento dos sintomas de doenças como a diabetes. 
  • Propriedades antioxidantes: estas propriedades ajudam a reduzir as hipóteses de contrair cancro ou doenças cardíacas.
  • Propriedades anti-inflamatórias: graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a camomila é uma aliada perfeita para combater dores de garganta ou congestão nasal durante as constipações.

Contra-indicações

Embora esta planta possa ostentar muitas propriedades medicinais, é também importante ter em conta que o seu uso indevido ou consumo excessivo pode causar efeitos secundários. Estes são os mais comuns, embora recomendamos que consulte o seu médico antes de o tomar.

  • Sonolência: o consumo excessivo pode causar sonolência devido ao seu efeito relaxante.
  • As pessoas que são alérgicas ao pólen devem ser cautelosas porque colocar camomila na pele pode causar irritação ou problemas dermatológicos como dermatite.
  • Evite o uso em mulheres grávidas ou a amamentar.
  • Por outro lado, também não é recomendado tomar com contraceptivos ou anticoagulantes.

Como fazer chá de camomila e para que é usado

Para que serve a camomila?

Chá de camomila

Se você quiser aproveitar todas as propriedades da camomila mencionadas acima, então a melhor maneira é preparar uma infusão. Você pode fazer isso usando flores secas, ou você pode comprar os sachês de camomila que você pode encontrar facilmente em qualquer loja ou ervanária. 

Em ambos os casos deve ferver um par de chávenas de água e depois deitar as pétalas ou a saqueta, que deve ser deixada a ferver durante pelo menos 5 minutos. Depois retire as pétalas ou a bolsa e a sua infusão está pronta.

Você pode adicionar um pouco de funcho à infusão para beneficiar de outras propriedades também. Dê uma olhada no nosso post sobre as propriedades do funcho e descubra todos os benefícios que ele pode lhe trazer.

Camomila para o cabelo

A camomila tem propriedades que podem ajudar a fortalecer o cabelo, combater a caspa e reduzir o óleo do couro cabeludo, dando-lhe brilho e luminosidade. Da mesma forma, a camomila é também um remédio natural amplamente utilizado para clarear o cabelo, graças ao seu elevado teor de pigmentos como a apigenina. Há uma grande variedade de produtos no mercado para este fim. Você certamente encontrará o que melhor se adapta às necessidades do seu cabelo em qualquer supermercado ou farmácia.

Camomila para a pele

Finalmente, a camomila também ajuda a melhorar a saúde da pele. As suas propriedades antioxidantes previnem o envelhecimento prematuro e também aumentam a produção de colagénio. As suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes também o tornam um bom remédio para as irritações e feridas cicatrizantes. Por exemplo, é muito útil para reduzir pocilgas. 

Para tirar partido destes benefícios, é melhor mergulhar uma gaze esterilizada numa infusão quente de camomila e aplicá-la sobre a pele. No caso das pocilgas, recomendamos que a deixe sobre a pálpebra por alguns minutos para que faça efeito. Por outro lado, também pode optar por cremes, sabonetes e outros produtos para o corpo que contenham este ingrediente, se quiser dar à sua pele um aspecto muito mais jovem e fresco.

Existem também muitos outros remédios naturais para uma compleição perfeita, visite o nosso artigo sobre óleo de rosas ou creme de baba de caracol e descubra todos os seus segredos!

¡Esto te interesa!

VER MÁS