Como começar a economizar dinheiro todos os dias: os melhores truques
O dinheiro voa. Esta verdade universal é tão precisa quanto dolorosa. Com o que custa ganhar (para a maioria dos mortais) e com que rapidez isso desaparece, certo? E embora custe ajustar o cinto, é necessário se quisermos chegar folgados no final do mês.
Claro, sempre podemos ajustar um pouco menos se tivermos um bom colchão ou os nossos gastos forem reduzidos. A ideia agrada certo? Pois bem, não perca os detalhes no nosso artigo de hoje, já que vamos expor os melhores truques para economizar dinheiro todos os dias.
11 truques infalíveis para economizar em casa sem se aperceber
Vamos ensinar muitos truques, mas não se preocupe, não precisa seguir absolutamente todos eles para economizar uma boa quantia de dinheiro.
Compare preços e aproveite as promoções
Não é uma perda de tempo, é um investimento. Podemos economizar muito dinheiro (muito mais do que imagina) se compararmos os preços em várias lojas. Além disso, muitos deles, principalmente supermercados, costumam fazer regularmente promoções de diferentes produtos, por isso é melhor pesquisar todos os sites bem antes de comprar.
Se tem preguiça de procurar site por site, pode recorrer a comparadores de preços online.
E também é muito importante conhecer bem o mercado, ver que produtos atendem à mesma necessidade e escolher aquele que tem um preço mais acessível. Como por exemplo, no caso de perfumes originais vs. perfumes de equivalência (se não sabe o que são, veja aqui o que são perfumes de equivalência). Pode economizar muito dinheiro comprando um item que é muito, muito semelhante ao original, mas a um preço muito mais baixo.
Bloqueie uma quantia da sua receita para uma conta poupança
Se tem uma renda fixa, a melhor maneira de economizar é abrir uma conta poupança na qual pode colocar uma porcentagem do dinheiro que ganha todos os dias. Desta forma, garante que não o vai gastar. 10%, 20%, 30% ... quanto mais melhor, claro, mas o importante é que dê o passo.
Recomendamos que não comece bloqueando grandes quantias de dinheiro porque depois pode acontecer de ter que recorrer a elas, pois é desmoralizante. É melhor começar a bloquear uma pequena quantia e aumentá-la conforme veja quais são as suas despesas e necessidades.
Verifique bem as condições do seu banco
Nem todos os bancos tem as mesmas condições, por isso recomendamos que se informe muito, muito bem em vários antes de abrir a sua caderneta de poupança, e que, se já tiver uma, leia novamente as letras miúdas (por mais preguiçoso que seja). Pode descobrir cláusulas com as quais não concorda e é mais benéfico levar o seu dinheiro para outro lugar e assim é uma boa forma de aprender a economizar.
Se decidir abrir uma conta poupança como a que discutimos no ponto anterior, certifique-se de que não vai ser penalizado se precisar tirar o dinheiro para algum imprevisto. Mesmo que precise ter mais força de vontade para não recorrer a ela por qualquer motivo, isso lhe dará paz de espírito. Todos sabem que as despesas acontecem nos piores e mais inesperados momentos.
Antes de gastar, pense nisso
Pensar nas coisas geralmente não é altamente recomendado, mas sempre há uma exceção que quebra a regra. É que, no campo da economia doméstica, nada como pensar muito antes de comprar alguma coisa. Pense bem se realmente precisa, se vai dar uso contínuo, se é um objeto ou serviço prioritário ou, pelo contrário, se sem ele pode sobreviver. Resumindo: antes de gastar, pense de cabeça fria. Só então será capaz de economizar de verdade.
Coma antes de ir para as compras semanais
Parece uma loucura, mas não é. Quando vamos ao supermercado com fome, temos vontade de tudo e temos maior probabilidade de comprar alimentos que realmente não consumimos mais tarde. Um estômago cheio deve ser seu fiel companheiro quando se trata de fazer compras para a semana.
Encare isto como um desafio
Embora um dos melhores truques para economizar seja encarar isto como um desafio. E é isso, quem não gosta de se superar? Pode ser mais ou menos competitivo, mas a sensação de estar melhor hoje do que ontem é incomparável.
Vá estabelecendo metas de economia, mas tenha cuidado, sempre realista para não se frustrar. Por exemplo, “dentro de seis meses quero ter poupado X euros” ou “todos os meses retirarei X quantias da minha conta”.
Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito é uma faca de dois gumes. Agora pode pagar quase tudo com ele, até os menores valores, por isso usamos cada vez menos dinheiro em espécie, já que o cartão é muito mais confortável. Mas tudo o que é confortável é perigoso, já que com ele não controlamos tudo o que gastamos tão bem.
Não estamos a dizer-lhe para parar de usá-lo, mas avisamos que deve verificar os extratos todos os dias em que o usou, para poder manter um controle exaustivo dos gastos, evitando desperdícios descontrolados e assim aprender a economizar.
Pense a longo prazo
Se é um pouco gastador, adora gastar e mal pode esperar para parar, pense no futuro. Mesmo que as coisas estejam indo bem agora (espero que seja o caso), nunca sabe o que pode acontecer, já que a vida é uma rifa, para o bem e para o mal.
E como provavelmente quer se aposentar o mais rápido possível, o melhor que pode fazer para isso é ter um bom colchão para que viver com menos não seja um problema. Salve . O Seu "eu" do futuro será eternamente grato.
Cuidado com luz, água e gás
Controlar as despesas domésticas variáveis é uma das melhores maneiras de como economizar dinheiro em 52 semanas. Aqui está uma lista das ações que pode realizar para alcançá-lo:
Substitua as lampadas normais por LED.
Desligue as luzes quando não estiver na sala.
Desligue os aparelhos ou dispositivos eletrónicos quando não os estiver a usar (quando estão em stand-by ou na tomada, eles ainda consomem muita energia).
Aproveite para cozinhar mais de um prato quando for ligar o forno, já que se trata de um dos aparelhos que mais gasta. Evite também abrir a porta para que o calor não escape, a menos que seja estritamente necessário.
Controle o termostato. Certifique-se de que no inverno não sobe acima de 20º e no verão não desce abaixo de 25º. E é que cada nota importa, pois a cada uma das mais, a fatura pode aumentar até 8% estes são truques para economizar energia!
Como pode ver, são pequenos gestos, mas fazem a diferença. E além de economizar, estará a fazer uma boa ação para o planeta, pois está a gastar menos recursos e energia. Tem todas as vantagens, assim sabe como economizar em casa.
Torne-se um membro das empresas onde mais consome
Já sabemos que é uma chatice ter mil e um cartões de cliente, pois eles acabam por se perder ou acabas por ter tantos que no final já não sabes onde és membro e onde não és. Mas realmente, se visitar uma loja regularmente, será muito lucrativo acumular pontos a cada compra. Verá a alegria ao ver que tem o suficiente para poder trocá-los por produtos gratuitos aqui tem um truque para economizar dinheiro.
Visualize os preços por unidade do produto
Nós explicamos. Quando quiseres comprar uma calça de 30 euros, não penses que 30 euros não vão a lado nenhum, mas que pela mesma quantia podes comprar quase 30 pacotes de arroz ou massa.
Fazer estas equivalências o ajuda a perceber o valor real das coisas e o ajudar a controlar as suas despesas muito mais.
Anote cada uma das suas despesas
Não importa que pequeno seja o número, tudo se soma. Anote todas as despesas que tem e divida-as por itens para poder identificar onde o seu dinheiro vai parar no final do mês. Assim, pode determinar de forma mais simples que tipo de despesas deve cortar.
Se seguir estes truques para economizar em casa, verá como, passo a passo, aos poucos e sem perceber, pode reduzir incrivelmente as suas despesas mensais. Um pequeno esforço que valerá a pena, pois nada como dormir tranquilo e sem preocupações financeiras.
E se é um amante de perfume, não se preocupe; já sabe que graças a DIVAIN, ter que economizar não significa ter que desistir.
- Tags: Lifestyle