O que fazer para ser mais feliz no seu dia a dia

A felicidade ... passamos a vida à procura dela e muitas vezes temos-la diante dos nossos olhos, nas pequenas coisas (e nas pessoas) que nos rodeiam. Mas é claro que a agitação, o stress e as preocupações do dia a dia escurecem as nossas mentes e não nos permitem apreciar as coisas.

Na DIVAIN, queremos apresentar-lhe uma série de pequenas ações que pode incorporar no seu dia-a-dia e que a farão ver a vida de forma diferente. Aplique-as e verá como um sorriso será o que mais a identifica.

E se, além de realizar essas ações, aplicar um destes 10 perfumes que atraem energia positiva, a felicidade e a positividade estarão ainda mais presentes na sua vida.

As 4 hormonas da felicidade

Mas antes de ver o que pode fazer para ser mais feliz no seu dia a dia, vamos ver quais são As hormonas da felicidade.

  •     Endorfina

Considerada a morfina natural que o corpo secreta, as endorfinas são produzidas em resposta ao stress ou desconforto, embora também sejam geradas ao realizar atividades que trazem recompensas (como comer ou praticar exercícios) ou nos relacionamentos. Elas bloqueiam pensamentos ruins e colocam na num estado agradável.

  •     Serotonina

A serotonina é uma hormona e neurotransmissora que ajuda a regular o humor, o sono, o apetite e a capacidade de aprender.

  •     Oxitocina

Embora seja popularmente conhecida como "hormona do amor", a oxitocina é muito mais, pois promove a empatia, a confiança e vínculo nas relações pessoais. Elas aumentam com as demonstrações de afeto das pessoas que amamos.

  •     Dopamina

Este hormona e neurotransmissora é responsável por proporcionar bem-estar ao cérebro, por isso é conhecida como “a hormona do bem-estar”. Relaciona-se tanto com sensações agradáveis ​​como com o aprender ou sentir-se ativo.

Como a pesquisadora e professora emérita da State University California Loretta G. Breuning explica, este “quarteto da felicidade” não surge o tempo todo. O cérebro não pode forçar o aparecimento destas hormonas voluntariamente, mas deve ser ativado por meio de uma série de ações.

E agora vem a grande questão ... como ativar as hormonas da felicidade? Com estas pequenas ações que mostramos a seguir.

O que fazer para ser feliz

Rir

Algo tão simples e simples como o riso é um antes e um depois no nosso estado emocional. É o sino que anuncia uma pessoa feliz. E é que o riso previne o stress e é a melhor forma de combater as emoções negativas, porque quando rimos, a produção massiva de endorfinas é acionada e os níveis de cortisol (também conhecido como hormona do stress) são reduzidos.

Oxitocina, serotonina, dopamina e endorfinas são os hormônios da felicidade

Levantar cedo

Deus (e a hormona) ajuda quem acorda cedo. Sabemos que descansar na cama aos domingos pode parecer uma das melhores coisas da vida, mas ser ativo faz-nos sentir muito melhor.

Com isto, não queremos dizer que tenha que se levantar fora de hora sem ter tido um bom descanso. De acordo com um estudo da Universidade de Toronto, os madrugadores tendem a ser mais positivos e mais satisfeitos do que as pessoas que não madrugam, que apresentam taxas mais altas de depressão e pessimismo.

Eles afirmam que isso está relacionado com os ritmos circadianos, pois se vai para a cama mais cedo e acorda mais cedo, o seu corpo está em sintonia com as revoluções da Mãe Terra.

Passe algum tempo ao ar livre (se for na natureza, melhor)

Estar em contato com a natureza ou num ambiente silencioso ao ar livre reduz os níveis de stress. Quem não se sentiu totalmente renovado ao passear numa floresta ou numa praia deserta? Respirar um pouco de ar fresco é um dos maiores prazeres que a vida pode nos dar.

Pratique desportos

Não precisa de se tornar um atleta de elite, mas fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia pode prevenir o desconforto e a depressão e nos faz sentir muito melhores conosco mesmos. Isto porque, ao praticar desportos, os níveis de dopamina e serotonina aumentam.

Descubra o que  pode fazer para ser mais feliz

Desligue-se do mundo

Foi demonstrado que desligar o telemóvel alguns minutos por dia deixa-nos  muito mais relaxados, pois os níveis de cortisol (a hormona do stress) diminuem. Experimente desligá-lo e afastar-se da Internet por pelo menos 15 minutos por dia. Verá como durante esse tempo é muito mais feliz.

Relacionar-se e ser amável

As relações interpessoais favorecem a ativação de 3 das 4 hormonas da felicidade (oxitocina, dopamina e serotonina). O ser humano é um ser social, portanto sentir-se amado faz parte do mundo é essencial para um bom desenvolvimento e alcançar a felicidade.

Por outro lado, a gentileza contribui para melhorar a autoestima e o humor. Não fica feliz quando ajuda alguém e eles sorriem e agradecem?

Então agora sabe, se quer ser um pouco mais feliz, incorpore estas pequenas ações no seu dia a dia. Verá como isso significará uma grande mudança na sua atitude e, portanto, na sua vida.

10 coisas que você deve parar de fazer para ser feliz

Mas é claro que não basta fazer coisas que nos fazem sentir melhor, mas devemos evitar a todo custo aquelas que nos dão más vibrações. Deixamos umas breves dicas das 10 coisas que NÃO deve fazer em nenhuma circunstância se quiser ser mais feliz e se sentir melhor:

  • Ter que ter tudo sob controle (se o fizer, o stress irá assumir).
  • Extrema auto-exigência. A autocrítica está bem, mas sem exagero.
  • Manter a mente fechada. Se continuar assim, estará perdendo grandes coisas na vida e a oportunidade de ser mais feliz.
  • Reclamar excessivamente. Se o fizer, entrará num ciclo de infelicidade do qual não será capaz de sair e também será mais difícil para ver soluções viáveis ​​para os seus problemas.
  • Fingir ser quem não é para gostar dos outros. Este esforço excessivo  desgasta e causa infelicidade, pois é o oposto da autoaceitação. Além disso, não pode ser mantido ao longo do tempo (um mentiroso é pego antes do que um coxo).
  • Pensar no passado. O passado é passado, tem que abraçar o futuro e nunca pensar no que poderia ter sido e não foi.
  • Viver a sua vida de acordo com as expectativas dos outros.
  • Criticar tudo e todos ao seu redor.
  • Carregar com as responsabilidades dos outros.
  • Resistir às mudanças.
divain

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