Quantas calorias tem uma maçã? Tipos e propriedades

Pessoas que seguem um estilo de vida saudável já ouviram isto várias vezes: " comer uma maçã por dia mantém o médico longe." É que este maravilhoso alimento da natureza possui um grande número de propriedades e benefícios para os humanos.


Além de ser uma das frutas mais riacas em fibras, o que favorece o trânsito intestinal ideal, também possui grande quantidade de vitaminas e minerais. E tudo isto com uma ingestão calórica bastante baixa.

Se iniciou uma nova dieta e se está a perguntar quantas calorias tem uma maçã e se a deve incluir ou não no seu regime, neste artigo encontra a resposta para esta pergunta, bem como conhecer os diferentes tipos de maçã (ou benefícios) que existem e como cada um deles nutre o corpo.

Quantas calorias tem uma maçã?

Se está a seguir uma dieta restrita e procura alimentos que lhe permitam continuar no seu caminho de queima de gordura, fica feliz em saber que uma maçã média tem cerca de 72 calorias.

Pode-se dizer também que para cada 100g de maçã há 45 calorias. A maçã não é apenas pobre em gordura, mas também rica em muitos outros nutrientes.

Existe uma grande variedade de maçãs e tipos de preparo. De acordo com isso, você poderá obter mais ou menos benefícios desta deliciosa fruta para a sua saúde.

Calorias de uma maçã vermelha

As maçãs vermelhas são as mais conhecidas do mundo, provavelmente por se tratar de uma espécie muito comercializada apesar de ter um custo superior às demais.

Maçãs vermelhas não são apenas excelentes para o sistema imunológico, mas também são o complemento ideal para comer como lanche em uma dieta para perder gordura, já que a quantidade de água em uma maçã média é, em torno de 84 %.

Quanta mais frutas consumir, mais o ajuda a reduzir a ingestão calórica durante o dia, promovendo a perda de peso e mantendo o em forma.

Calorias de uma maçã amarela cozida

Maçãs amarelas "naturais" contem uma quantidade de calorias semelhante às maçãs vermelhas, mas muitas pessoas preferem preparar este alimento cozido como parte da dieta para dar um sabor diferente.

Quando uma maçã é cozida, ela liberta a água que contém, de forma que perde calorias, embora em número muito pequeno. Portanto, se uma maçã crua média tem 72 calorias, uma maçã cozida pode ter cerca de 5 calorias a menos.

O que deve ser levado em consideração é que, ao cozer as maçãs, podem perder parte do seu alto teor de vitaminas e nutrientes, por isso na dieta a melhor receita é melhor prepará-las no forno e acompanhá-las com outros alimentos saudáveis ​​como as nozes.

Calorias de uma maçã verde

Entre as diferentes variedades desta fruta encontramos a maçã verde. Curiosamente, de todos os tipos de maçã, a verde é a que tem menos açúcar. Isso significa não só que tem um gosto um pouco mais ácido, mas também é excelente para dietas e até mesmo para diabéticos.

Esta falta de açúcar implica naturalmente em menos calorias, sem perder aquele efeito saciante característico que estas frutas tem.

Calorias de uma maçã com casca

Já mencionamos que a diferença calórica entre as diferentes maçãs é relativamente pequena, porém este é um daqueles alimentos onde a diferença entre comer com ou sem a casca é bastante grande e tem muitos benefícios para a saúde.

Curiosamente, a casca da maçã contém uma grande quantidade de ácido ursólico, um composto que tem ação antiinflamatória, fortalece o colágeno da pele e fortalece os músculos.

Propriedades da maçã, engorda?

Agora que resolvemos a questão sobre quantas calorias tem uma maçã, a próxima coisa que pode estar a perguntar é: a maçã faz engordar ou não?

Algumas das propriedades e benefícios maravilhosos destas frutas é que são um alimento rico em vitaminas C, A e E, possui uma quantidade muito elevada de fibras, ferro e também regula os níveis de colesterol do organismo. As maçãs saciam o apetite sem fornecer grandes quantidades de calorias ou açúcar, por isso não ajudam a ganhar de peso.

Agora que sabe a verdade sobre todas as maçãs e todos os benefícios para a saúde que elas trazem, de que está espera para incluí-las na sua dieta?

Voltar para o blogue