Os perfumes estragam-se? Truques para os manter em perfeitas condições
Nada é para sempre. E, infelizmente, perfumes também. Porque sim, mesmo que nunca tenha questionado, os perfumes tem prazo de validade. Como sabemos que esta é uma questão bastante desconhecida, hoje vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e dar uma série de dicas para alargar a sua vida útil.
POR QUE É QUE OS PERFUMES SE ESTRAGAM?
Embora um perfume de qualidade possa durar anos (o normal é que permaneça intacto de um a três anos), não é um produto que se mantém completamente inalterado ao longo do tempo, pois os seus componentes são afetados pelas condições climáticas a que está exposto. Então, sim, os perfumes estragam-se.
Assim, a mudança de temperatura, luz, umidade e excesso de oxigenação podem fazer com que ele se oxide e até evapore; além do seu aroma perder a intensidade inicial. Calor e luz são os dois fatores que mais os afetam.
COMO SABER SE UM PERFUME ESTÁ ESTRAGADO?
Como saber se um perfume está estragado é muito sensível de descobrir.
Uma das maneiras mais fáceis e intuitivas de descobrir é observando a sua cor. Se ficar muito mais escuro e assumir uma tonalidade semelhante ao rum, é provável que tenha oxidado e, portanto, esteja estragado.
Se não consegue ver bem a sua cor porque a tonalidade já é escura ou porque o frasco é opaco, não se preocupe, o cheiro é o seu melhor aliado para o descobrir. É que os perfumes estragados são muito fáceis de identificar, pois a fragrância perde o aroma, fica muito menos intenso e pode até cheirar a álcool; o que significa que grande parte da sua composição evaporou.
DICAS PARA FAZER OS PERFUMES DURAR MAIS TEMPO
Se é fã de perfumes (como nós) e tem muitos na cómoda, não se preocupe, pois aqui estão uma série de dicas infalíveis para fazer o seu perfume favorito durar muito mais tempo.
Embora os perfumes se estraguem, mas se os mantiver nestas condições, eles podem durar anos em perfeitas condições.

MANTENHA FORA DA LUZ
Um dos fatores que mais estragam os perfumes é a luz solar direta, pois esta pode quebrar algumas moléculas dos seus componentes, acelerando a sua oxidação. Por isso, o ideal é deixá-los na embalagem original, numa gaveta ou armário. E se não tiver um buraco em nenhum deles, certifique-se de que seja um recanto onde a luz não incida.
LOCAL FRIO E SECO
Mudanças de temperatura e umidade não são boas para os perfumes. Portanto, a casa de banho não é um local adequado para armazená-los.
Nem em lugares muito quentes, pois o calor faz com que a fórmula se altere e algumas essências evaporam.
LEVE A SUA COMPOSIÇÃO EM CONTA
Se é daqueles que tem um perfume para cada ocasião e gasta muito pouco em cada um deles, é conveniente que escolha perfumes cujos componentes sejam mais duráveis.
Nem todas as notas duram da mesma forma, por exemplo, as fragrâncias com notas cítricas, aquelas com muito patchuli ou aquelas da família olfativa Chypre são mais altas e tendem a oxidar mais rapidamente. Por outro lado, os perfumes que contém notas de incenso ou resinas duram mais.
Além disto, os perfumes com alta concentração de álcool duram mais, enquanto aqueles com bases oleosas ou naturais estragam-se mais rapidamente.
EVITE MEXE-LOS EM EXCESSO
Sabemos que como bom fã de perfumes, gosta de levá-los a todos os lugares para poder colocá-los quando quiser. Claro, escolha um dispensador no qual possa colocar uma pequena quantidade da fragrância e deixar o frasco original intacto e no mesmo lugar, desde movimentos bruscos ou constantes (como aqueles que podem sofrer quando estão numa bolsa ou pasta) eles fazem as moléculas tremerem e as fórmulas quebram-se.
Esperamos que esta série de dicas ajude a que o seu DIVAIN favorito dure anos e anos e te acompanhe nos melhores momentos, mas evite cometer os erros mais comuns ao aplicá-lo.