As incríveis propriedades do óleo de abacate
O boom do abacate é real. Há alguns anos, esta fruta exótica era uma raridade, nada fácil de encontrar na maioria das mercearias e mercados. Não como agora. Devido ao aumento do estilo de vida saudável, ele está cada vez mais presente nas nossas vidas, assim como o seu óleo, que também tem muitos usos e propriedades. Quer descobri-los? Bem, não pare de ler!
O que é óleo de abacate?
O óleo de abacate é o sumo extraído da polpa desta mesma fruta. A extração é feita de forma semelhante à dos outros óleos vegetais, descascando a fruta e prensando-a crua com maceração por calor úmido (a uma temperatura de cerca de 75ºC mais ou menos).
As propriedades e benefícios mais notáveis do óleo de abacate
As propriedades do óleo de abacate são numerosas e muito benéficas, tanto para a nossa saúde como para os nossos cuidados pessoais.
Alto teor de ácidos gordos insaturados
O seu conteúdo de ácidos gordos insaturados é alto. Possui entre 55% e 75% de ácido oleico, composição muito semelhante à do azeite saudável. Isto torna-o uma excelente opção para substituí-lo por gorduras animais ou margarinas, que são muito mais prejudiciais. Principalmente se tiver doenças cardiovasculares.
Tem muitas vitaminas
É rico em vitaminas importantes que melhoram muito a nossa saúde, como:
Vitamina A, que protege e melhora a visão.
Vitamina E, a vitamina anti-envelhecimento por excelência, que também se destaca pelo seu papel protetor contra o temido colesterol.
Vitaminas do grupo B, que tem efeito antioxidante.
Os grandes benefícios do óleo de abacate fazem com que ele tenha múltiplas aplicações no nosso dia a dia. Muito mais do que pode imaginar. Vamos ver para que serve o óleo de abacate.
Usos do óleo de abacate
Os usos deste óleo geralmente está sempre relacionado com a alimentação e cosméticos. Verá como ele se torna o seu novo melhor amigo, pois os resultados após consumi-lo são muito notórios.
Benefícios do óleo de abacate para os cabelos
O óleo de abacate será um excelente aliado para cuidar dos cabelos. Incorpore na sua rotina se tem cabelos secos e danificados, pois vai te ajudar a hidratar e restaurar, prevenindo a queda e melhorando consideravelmente o volume e o brilho.
Use-o como amaciador quando o cabelo ainda estiver úmido, adicionando algumas gotas e distribuindo bem do meio para as pontas.
Óleo de abacate para a pele
Se deseja exibir uma pele radiante e recuperar todo o seu esplendor, é necessário incorporar o óleo de abacate na sua vida. É que graças às suas vitaminas e ácidos gordos, pode:
Deixar a pele muito mais hidratada e nutrida.
Prevenir e tratar a acne.
Acelerar a cicatrização de feridas ou cicatrizes.
Suavizar a sua pele se tiver sofrido queimaduras de sol.
Reduzir os sinais de envelhecimento.
E se sofre de psoríase ou dermatite, será um excelente aliado para o aliviar e reduzir o vermelhidão e a inflamação.
É também um ingrediente muito valorizado no mundo das máscaras faciais. Experimente fazer a sua própria máscara de abacate em casa, é super fácil! Para fazer isto, basta colocar alguns pedaços de abacate maduro numa tigela e cobri-los com um pouco de óleo desta fruta. Amasse e mexa bem para obter uma massa com textura uniforme. Aplique no rosto e deixe cerca de 10-15 minutos. Depois, enxágue bem com água e… voila! Terá uma pele luminosa e perfeita em questão de minutos.
Óleo de abacate para rugas
Graças às propriedades do óleo de abacate para pele, é ideal para lhe dar maior elasticidade, ajudando a prevenir o aparecimento de rugas.
É também um excelente agente nutritivo, por isto a pele seca e madura ficará extremamente grata por absorver este elixir natural.
Óleo de abacate na cozinha
O ácido oleico do óleo de abacate é muito benéfico para nosso corpo e nossa saúde cardiovascular. Incorpore-o à sua dieta combinando-o com azeite. Claro que, por ser mais potente e denso, consome menos quantidade.
Esperamos que, depois de ler este artigo, seja incentivado a incorporar o óleo de abacate em todas as facetas da sua vida. Verá que é uma das melhores decisões que pode tomar!
- Tags: Beleza