Como cuidar do meio ambiente - Pequenas ações que mudam tudo

Como cuidar do meio ambiente é uma das questões mais preocupantes da atualidade

A Terra é a nossa casa e temos que cuidar dela e preservá-la para que continue a ser. Esta importante tarefa não pode ser realizada por poucos, mas todos temos que colaborar e contribuir com o  nosso grão de areia o máximo possível. E dizemos o máximo possível porque é claro que nem todos podem realizar ações incríveis que tem um impacto imediato e tremendo. Mas o que podemos fazer é comprometer-nos a realizar uma série de pequenos hábitos que, aos poucos, acabaram por mudar o mundo.

E já se sabe, um pequeno gesto não é pouco, mas muitos pequenos tornam-se o motor da mudança e acabam por gerar um grande impacto. Na DIVAIN fazemos parte dessa mudança e queremos incentivá-la a juntar-se a nós também, por isso hoje apresentamos uma série de chaves para que saiba cuidar do meio ambiente no seu dia-a-dia.

Reciclar

Não poderíamos começar sem nomear a ação mais básica e essencial de todas: a reciclagem. E dizemos que é o mais básico e essencial porque graças a ela damos uma segunda vida aos recursos do planeta, que são limitados, não, muito limitados!

Não há desculpas para não reciclar. Há cada vez mais contentores nas cidades e vilas e todos podemos encontrar um espaço em casa para colocar dois ou três sacos para jogar os diferentes resíduos. Mas ... tem certeza de como separá-los?

  •     No impressionante contentor amarelo, deve depositar todos os recipientes de plástico, as latas e o papel de alumínio! Este é um dos grandes defeitos, já que geralmente é jogado no recipiente orgânico, mas tem que ser no plástico. Claro, tente que não tenha restos de comida.
  •     O contentor verde claro em forma de iglu destina-se a todos os tipos de contentores de vidro. Ou seja, é aqui que terá que colocar  o frasco do seu DIVAIN uma vez que o perfume tenha acabado.
  •     No contentor azul deverá depositar as caixas de papel e cartão (como a caixa em que enviamos os seu DIVAIN para casa e a que contém a própria garrafa).
  •     E, finalmente, o dilema dos restos orgânicos. Aqui somos apresentados a dois casos. Se no seu local de residência tem o contentor castanho, digamos se tem porque são relativamente novos), terá que depositar todo o lixo orgânico que pode ser usado para fazer composto (restos de vegetais e frutas, carne cozida, peixe e marisco, massa e arroz, cascas de ovo, pó de café e chá, saquetas de chá, pão, pauzinhos, ervas e plantas, guardanapos usados ​​e papel de cozinha…); e no verde tudo o mais. Do contrário, todos os resíduos orgânicos e inorgânicos tem que ser verdes.

Fechar a torneira, desligar a luz ou usar transporte público são ações que ajudam a preservar o meio ambiente

Adeus, plástico!

O plástico é o inimigo número 1 da biodiversidade. É um dos materiais que mais demora a se degradar, por isso acumula-se, prejudicando o meio ambiente e as espécies que nele habitam.

E não exageramos: um saco de plástico leva 150 anos para desaparecer e uma garrafa de PET (o tipo de plástico mais usado para fazer embalagens e tecidos) pode levar até mil anos para se degradar. Daí a importância de usar o mínimo de plástico possível e, se tivermos que usar, reciclar ou reutilizar. Estas são algumas idéias para reduzir o consumo de plástico:

Use sacos e utensílios reutilizáveis

Nada a ver com copos e pratos de plástico descartáveis ​​ou, claro, sacos (já vimos quanto tempo demoram a decompor-se). Sempre que for às compras, leve consigo um saco de pano ou reutilizável. Quanto menos sacos plásticos, menos eles serão fabricados e, portanto, menos perigosos para o meio ambiente.

Além disso, nos últimos anos, os países aderentes aos Tratados Ambientais Internacionais estabeleceram regulamentos e leis que regulamentam o uso de sacos plásticos e os supermercados são obrigados a dizer aos seus clientes.

Compre a granel

Este é um dos gestos mais simples mas que mais ajuda a preservar a sustentabilidade do meio ambiente. Leve os seus próprios sacos de pano para a frutaria, para o talho e peixaria, uma caixa de ovos para a avicultura ... Assim, eles não terão que usar os seus próprios recipientes (que geralmente são de plástico).

Não desperdice água ou eletricidade

Em geral, não desperdiçamos, mas gastamos a água e a eletricidade porque é a mais suscetível ao desperdício. E é muito fácil deixar as luzes ou aparelhos eletrônicos acesos sem estar na sala ou sem usar, ou sem fechar a torneira para ensaboar a louça ou lavar a louça. A quem não aconteceu?

Esse pequeno descuido afeta o meio ambiente mais do que pensamos, então, sabe. Pare de se perguntar como cuidar do meio ambiente e comece a fechar a torneira e a apagar a luz.

O plástico é um dos materiais mais poluentes que existe, por isso o seu uso deve ser reduzido

Use lâmpadas LED ou economizadoras de energia

Todas as lâmpadas fabricadas na Espanha desde 2012 são de baixo consumo. E da sua utilização, mas também rendem muito mais e a qualidade e intensidade da luz é muito superior.

Existem três tipos: LED, halogênio e fluorescente; embora as primeiras sejam as mais duradouras e as que menos consomem eletricidade. Embora sejam um pouco mais caras que as convencionais, vale a pena comprá-las porque além de ajudar o meio ambiente estará a  ajudar o seu bolso, verá como o valor da conta da luz diminui!

Evite o carro

Caminhar é saudável para o corpo, a mente e o meio ambiente! Quanto menos usamos o carro, menos camada de carbono (gases de efeito estufa emitidos na atmosfera) estamos a gerar, então a poluição será menor e iremos colaborar na proteção do meio ambiente.

Temos que dizer adeus às poluições que assolam as grandes cidades, não só para preservar o ecossistema, mas também para a saúde dos nossos pulmões. Se  não consegue andar, sempre tente usar transporte público ou carpool.

Exclua e-mails desnecessários da caixa de entrada

Como? O que isto tem a ver com isso? Bem, muito! Por mais surpreendente que possa parecer, os e-mails consomem CO2, pois enviá-los e armazená-los exige energia para alimentar os data centers e os dispositivos que os processam.

Deixe o papel passar

E por último não menos importante, diga adeus ao papel e tente utilizar o máximo possível: imprima só quando seja necessário e pelo dois lados, reutilize facturas antigas como papel de rascunho e  troque os guardanapos de papel pelos de tecido.

Esses gestos, por mais simples e pequenos que sejam, tem grande poder de mudar o mundo e torná-lo um lugar muito melhor. Faça como nós e junte-se ao movimento de proteção ambiental #PlanetFirst!

¡Esto te interesa!

VER MÁS